null Rede de Educação Global reúne no Centro de Juventude de Lisboa

Rede de Educação Global reúne no Centro de Juventude de Lisboa

Rede de Educação Global do Centro Norte Sul do Conselho da Europa reúne em Lisboa no âmbito da 3ª edição do iLEGEND.

19/05/2023

A Rede Global de Educação do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa reúne-se presencialmente pela primeira vez no âmbito do terceiro ciclo do iLEGEND.

De 16 a 18 de maio, reuniram-se, no Centro de Juventude de Lisboa, 30 membros do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, para  avaliarem o ciclo anterior e familiarizarem-se com novos elementos, com a atenção particular às áreas da Juventude e da Igualdade de Género, e a dimensão inter-regional do projeto iLEGEND. 

Estes trinta membros refletiram sobre a natureza da própria rede, num processo contínuo de melhoria das suas práticas, para adaptar ao contexto da implementação dos princípios e metodologias da educação global. Este encontro fez a ponte entre a edição anterior e a Semana da Educação Global.

Cada membro atua como parceiro de implementação do Centro Norte-Sul para a realização dos seminários regionais de Educação para o Desenvolvimento Global e dos encontros de acompanhamento, das atividades de formação eLearning e residenciais e dos recursos pedagógicos. São também responsáveis pela promoção, a nível nacional, da Semana da Educação Global.

Sobre o iLEGEND III:

Um Intercâmbio Intercultural de Aprendizagem através da Educação Global, Redes e Diálogo (2022-2026), Programa Conjunto da União Europeia e do Conselho da Europa, cofinanciado pela União Europeia e pelo Conselho da Europa e implementado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

O objetivo geral deste projeto é aumentar a participação ativa dos cidadãos dos Estados-Membros da UE, em particular das pessoas jovens, dos países candidatos e dos países potencialmente candidatos, na salvaguarda do desenvolvimento sustentável e na luta contra os desafios globais e as desigualdades, a nível local e global.
 
Desde a década de 1970, a UE tem apoiado educadores e agentes da sociedade civil na introdução de temas de desenvolvimento nos currículos e na sensibilização do público. Através do seu programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento (DEAR) e de outros programas financiados pela UE (por exemplo, Erasmus, Horizonte Europa e fundos de coesão), a UE continua a apoiar campanhas, ações de sensibilização e projetos mais específicos de Educação para a Cidadania Global, como o iLEGEND.

Contactos

Telefone

218 920 800

E-mail

cjlisboa@ipdj.pt

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica .