null Projeto «Connect Yourself»

Projeto «Connect Yourself»

Centro de Juventude de Lisboa leva projeto «Connect Yourself» a vários munícipios do distrito de Lisboa.

05/07/2022

Desde 2021, o Centro de Juventude de Lisboa tem levado o seu projeto Connect Yourself a vários municípios do distrito de Lisboa, com o objetivo de auscultar a juventude sobre os problemas identificados nas suas comunidades relativos aos Youth Goals.

A essência deste projeto é promover a participação ativa e democrática das pessoas jovens e potenciar, nos educadores e decisores políticos, a visão e o trabalho com a juventude, promovendo o interesse e a urgência no trabalho com e para jovens e respetivas políticas locais estruturadas.

Realizado em colaboração com as respetivas autarquias e escolas dos concelhos abrangidos, o projeto desenvolve-se em três momentos:

  1. Apresentação do projeto aos representantes/técnicos do município e representantes/professores da escola. Este momento pretende envolver os municípios no projeto e, por outro lado, fornecer informação, para que os professores possam apresentar os Youth Goals à sua turma e preparar a sessão;
  2. Sessão de trabalho e auscultação com jovens, a partir dos Youth Goals escolhidos, que, através da metodologia de Design Thinking, analisam as suas necessidades e debatem soluções;
  3. Sessão de apresentação dos resultados aos decisores políticos, realizada pelos/as alunos/as.

Para a auscultação dos e das jovens (segundo momento do projeto) foram realizadas, ao todo, seis sessões, nos municípios de Loures, Mafra, Oeiras, Sobral Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

No terceiro momento (apresentação dos resultados pelos/as alunos/as) foram realizadas cinco sessões que decorreram com jovens das seguintes escolas:

  • Loures - Escola Secundária António Carvalho de Figueiredo;
  • Mafra - Escola Técnica e Profissional de Mafra
  • Oeiras - Escola Secundária Luís de Freitas Branco
  • Sobral de Monte Agraço - Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral
  • Vila Franca de Xira - Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos

O Connect Yourself é um projeto enquadrado no âmbito do Ano Europeu da Juventude e da Campanha Democracia aqui. Democracia agora que irá decorrer até ao final do ano de 2022, o qual já envolveu mais de 200 jovens até junho.

Contactos

Telefone

+351 218 920 800

E-mail

cjlisboa@ipdj.pt

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica .